O PROAC (Programa de Apoio a Cultura) realizado pela Secretaria Estadual de Cultura, vem nos últimos anos apoiando produtores culturais de diversos segmentos para realizarem pelo estado Festivais culturais, apresentações variadas, capacitação, dentre outros itens.
O Produtor Cultural Cláudio Dinis conseguiu aprovar um projeto para a realização do 1º FESTANO (Festival Matogrossense de Teatro Amador de Nova Olímpia), desde a publicação vem lutando para viabilizar as datas e movimentar grupos de teatro do estado inteiro e de outros estados também para participarem do festival, promovendo assim, uma grande festa para os desenvolvedores das artes cênicas.
Entretanto, a prefeitura municipal de Nova Olímpia negou qualquer tipo de ajuda para que o festival acontecesse, promovendo atrasos nas realizações do festival, formando um círculo vicioso, que por fim, chega a desistência do produtor para com o 1º FESTANO.
Logo, fica aqui os meus parabéns à você Cláudio que buscou de todas as formas a realização do festival e uma vaia à estes ridículos e hipócritas que se instalam no poder para enriquecer as nossas custas, se desenvolvendo como seres abutres, sem caráter e sobretudo, sem CULTURA.