domingo, 3 de janeiro de 2010

Escola Estadual Jonas Lopes da Silva, exemplo de educação


A Escola Estadual "Jonas Lopes da Silva", situada na Vila Goiás do município de Tangará da Serra, um bairro de periferia, porém marcado por uma vizinhança acolhedora e calorosa.

A escola já tem história na cidade, vencedora de vários festivais esportivos, concursos de poesia e de produção de texto, teatro, dentre outros. Diversos alunos que passaram por essa rede de ensino, hoje cursam faculdades e já estão bem estabelecidos em várias profissões.

Ainda convém lembrar, que eu também já estudei nesta escola e sou prova viva da dedicação dos professores e demais funcionários na busca de uma educação de qualidade.

Hoje em dia, o que vemos é uma tremenda desvalorização no ensino público, indivíduos motivados pela midia mal informada, caracterizão o ensino não privado como inferior ao demais existentes, principalmente o estadual. Entretanto, na prática não é bem assim, muitas vezes os professores das redes estaduais e municipais são os mesmos do ensino particular. O que falta, é a vontade de estudar, por parte de todos os alunos, os índices comprovam que as escolas públicas tem maior aprovação em vestibulares de ampla concorrência. Acredito que não há necessidade de se falar mais nada.

Cito esta escola, não como se fosse a única que tenha alcançado tal êxito, mas como uma representante de todas as outras que sofrem com a desvalorização e o pré-conceito com o ensino que desenvolvem.

Contudo, aos estudantes das redes públicas o meu conselho: nunca desistam de seus sonhos, pois o conhecimento é adquirido através de um conjunto de fatores que são estabilizados, através de um alicerce que se chama: VONTADE DE APRENDER!

Nenhum comentário: