sexta-feira, 8 de maio de 2009

Medicamento Genérico, confiável ou não?


A indústria farmacêutica libera hoje para o mercado, três tipos de medicamentos: 1- Referência que é o 1º a ser produzido e é protegido por patente. 2- O similar ao referência, que não tem testes de comprovação cientifica e 3- medicamento Genérico, que possui a mesma forma farmacêutica, principio ativo e dosagem do medicamento referência.
Com as iniciativas de marketing, ou seja, o investimento em propaganda, o termo genérico é colocado como uma coisa ilegal, que não é confiável, há dez anos que o Genérico foi implantado no Brasil, mas mesmo assim, muitos usuários de medicamentos não têm conhecimento que sua eficácia é a mesma que o medicamento de marca.
Uma vez que esse medicamento foi implantado em nosso país, por uma necessidade do campo da saúde, que precisava de um meio para diminuir os gastos da assistência farmacêutica.
Sendo assim, os medicamentos Genéricos são sim, medicamentos confiáveis, o que necessita é de medidas do Governo que mostre a população à eficácia, a variabilidade desses fármacos, para que assim não soframos mais tarde com uma crise nesta área e conseqüentemente um aumento do valor desses medicamentos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que além de tudo, deve-se procurar um laboratório grande, de marca reconhecida no mercado, como Meddley ou EMS. Mesmo assim, fico na dúvida de porque o próprio laboratório venderia o mesmo produto genérico e o de referência por preços diferentes...