segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Tangará da Serra, entre o grotesco e o sublime

A cidade de Tangará da Serra está localizada na região sudoeste de Mato Grosso. Com pouco mais que setenta e oito mil habitantes, a cidade é considerada calma e pacata aos olhos de quem aqui visitam.
Por suas festas tradicionais, a mesma atrai um grande número de turistas de cidades circunvizinhas, proporcionando assim, uma melhoria nas vendas do comércio e a divulgação da cidade, ou seja, o desenvolvimento urbanístico do município.
Tangará da Serra é considerada um pólo universitário da região, pois apresenta uma grande variedade de cursos de nível superior. Em período de vestibular a cidade é movimentada pelos estudantes que vêm em busca do sonho de um diploma universitário.
Um município jovem, de apenas 33 anos de emancipação política, mas que já sofreu com o nome da cidade divulgado nos principais jornais do estado e do país, como uma das cidades com o poder executivo mais corrupto do Brasil.
É do conhecimento de todos os tangaraenses que o fluxo de automóveis na cidade só tem aumentado e, consequentemente, o número de acidentes também. Para alguns populares o trânsito em Tangará da Serra, é calmo em comparação com grandes centros, no entanto, para outras pessoas medidas são precisas para a diminuição do número de acidentes e das vítimas da violência no trânsito.
Importante ressaltar que a imprensa de Tangará é condicionada a dar mais ênfase nos casos de assassinatos, drogas e sobretudo, acidentes no trânsito. Isso só acontece por causa do descaso das autoridades para com esses tipos de acontecimentos, sendo assim, se faz necessário medidas urgentes na reconstrução do trânsito em Tangará da Serra, pois acredito que um trânsito que já foi tido como modelo e exemplo de civilização, possa vir a ser tirado do caos aonde está sendo colocado.
Tangará da Serra uma cidade caracterizada por um conjunto de belezas naturais, períodos festivos e erros humanos. Enfim, uma cidade como qualquer outra, com seus problemas e suas vitórias.
Portanto, este é o lugar em que eu vivo.

OBSERVAÇÃO: Artigo escrito por mim, no ano de 2008, para a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa.

Nenhum comentário: